Emoção marca a entrega de casas no Jardim Esmeralda
Famílias que tiveram suas casas consumidas por um incêndio em 2021 receberam hoje do prefeito Leonaldo Paranhos as chaves dos imóveis

"Quase dois anos atrás, a gente perdeu tudo, e hoje estamos realizando um sonho." A frase de Natanael da Luz mostra um pouco da emoção que tomou conta de 14 famílias no início da noite desta quarta-feira (20) ao receber as chaves da casa própria no Jardim Esmeralda, em Cascavel. Em novembro de 2021, essas famílias tiveram suas casas consumidas por um incêndio e só não ficaram desabrigadas porque o prefeito Leonaldo Paranhos determinou o acolhimento imediato. O Município pagou aluguel social enquanto as novas moradias eram construídas.
"Ficamos sem teto, o céu caiu em cima de nós. No momento era só desespero, não imaginava que Deus estava planejando algo melhor", disse Denirce de Paula lembrando a noite do trágico incêndio em novembro de 2021. Ela comemorou a conquista do novo lar e ressaltou que já está com as louças e móveis encaixotados, prontos para a mudança.
O casal Josmara e Luiz Fernando Ramirez vão morar em uma das casas com os filhos Samuel Kelvin, Pablo Eduardo e Arthur Daniel. Eles também não esconderam a emoção em ter conquistado um lugar para morar. "A palavra é gratidão. A gente esperou bastante, lutou bastante e estamos aqui", resume Josmara.
A emoção tomou conta, também, do prefeito Leonaldo Paranhos ao entregar as chaves. "É um dia muito importante; sempre que entregamos definitivamente uma casa, a gente fica feliz também", afirmou.
O vice-prefeito Renato Silva disse que a sensibilidade do prefeito Paranhos e sua equipe foi o que levou à construção das casas com toda a infraestrutura necessária. "São famílias que foram atingidas, foram feridas por um acidente; hoje terão seu lar, sua casa, e a gente fica muito feliz e realizado por isso", destacou.
De acordo com o presidente da Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel), Vinicius Boza, a construção das casas teve início em abril do ano passado. "Hoje essas famílias estão realizando o sonho da casa própria e recebendo as chaves do prefeito Leonaldo Paranhos", disse.
Estrutura As 14 unidades habitacionais que foram repassadas às famílias tiveram investimentos de R$ 1.285.041,96, recursos oriundos do Fundo Municipal de Habitação. Os terrenos possuem, em média, 180 m², e as unidades habitacionais contam com 40,99m². Elas possuem dois quartos, sala e cozinha conjugadas, além de um banheiro.
Além das casas, foi também executada a infraestrutura dos trechos das ruas Waldemira Neppel e Edite Elvira Sgarioni, que receberam pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo e arborização. O espaço ganhou, ainda, um parquinho infantil para as crianças brincarem. Foram investidos R$ 343.034,64 na estruturação do entorno das casas.
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom e Manoel Teixeira